terça-feira, 31 de maio de 2011

Pro Jovem Urbano


O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês. Ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o Programa busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, re-elaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se re-posicionem quanto a sua inserção social e profissional.

Ejovem


O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do estado do Ceará, através da Secretaria da Educação – (SEDUC), cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação – (TIC), empreendedorismo e cooperativismo possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda nas áreas mais carentes do estado do Ceará para os jovens concluintes do 3º ano e egressos do ensino médio, da rede pública estadual. O Projeto busca contribuir para a formação da cidadania e do social, mediante a inclusão e a formação dos jovens.

Vale ressaltar que alunos das 2ª séries, estão tendo oportunidade de participar da seleção.


I Módulo:Totalizando 400 h/a
II Módulo:Totalizando 800 h/a

Projeto Com.Domínio Digital



A Rede Com.Domínio Digital tem como objetivo implementar um modelo diferenciado  de educação profissional , com ênfase no desenvolvimento de competências comportamentais e habilidades ligadas à Tecnologia da Informação, capacitando-os e inserindo-os no mercado formal de trabalho. A Rede Com.domínio Digital vem criando oportunidades de capapcitação e inserção para jovens de famílias de baixa renda, entre 18 e 24 anos, que concluíram o ensino médio. Sua área de atuação abrange os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de
Janeiro e São Paulo.

Sua estratégia de atuação envolve a realização de ações reunidas em três componentes básicos:

• Formação  de jovens em um itinerário de  
   560 horas;
• Inserção, permanência e ascensão no  
   mercado formal de trabalho;
• Construção de rede de Alianças e Parcerias
   com entidades governamentais e não-
  governamentais para promover a
   EMPREGABILIDADE juvenil.

2º passo - Projeto LICEU RECICLA

No dia 21/05, o Liceu de Baturité começa uma intervenção de cunho ambiental na comunidade de Sanharão. Os participantes do projeto LICEU RECICLA, Tamys, Donis e professora Lidivânia, juntamente com a PCA Nadir Taveira foram à Associação Comunitária do Sanharão a fim de apresentar o projeto aos moradores da comunidade. Estavam presentes a presidente da comunidade, Dona Cleide, e a vice-presidente, Dona Salomé. Os dois alunos-monitores apresentaram o projeto aos moradores. Durante a apresentação, Dona Cleide fez a distribuição de sabão entre os presentes, que se mostraram bastante interessados.



Primeira RECICLAGEM de óleo

No dia 18/05, o Liceu deu seus primeiros passos a fim de fazer parte do rol de instituições que desenvolvem atividades inovadoras e sustentáveis. Neste dia, foi realizada a primeira reciclagem de óleo residual (óleo de cozinha usado). O projeto LICEU RECICLA, que tem à frente dois alunos-monitores, Tamys e Donis, e a professora Lidivânia, visa a conscientização da população a cerca dos impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pelo descarte inadequado do óleo usado.


Celebração da Páscoa

Foi com imensa alegria que professores, funcionários e núcleo gestor, festejaram na tarde de 05 de maio a celebração da páscoa.Onde comemoramos o renascimento para a vida eterna, que possamos renascer também em nossos corações. É a fé que nos faz ver o invisível e experienciar a sua realidade: Deus ama você.

Ele enviou seu filho Jesus para indicar-lhe o caminho da salvação. Jesus deu sua vida para que ninguém permanecesse na morte. Com sua ressurreição revelou e nos trouxe aquela vida nova que, no profundo de seu coração, você deseja viver.
Cada dia de sua vida sintonize o que Jesus fez por você!
Descubra a beleza da fé; agarre a força da esperança; sintonize o sentido profundo desta vida nova; corra... para testemunhar a outros esta maravilha!

Feliz Páscoa são os votos do núcleo gestor a todos que fazem a escola Liceu de Baturité.



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atividades do mês


01- Dia do trabalho
03/04/05- Seminário com Alunos- SPAECE
03 e 04- Planejamento Coletivo/ Formação Continuada
05- Celebração da Páscoa - Liceu
10/17/24/31- Planejamento L.C
11/18/25- Planejamento C.H
12/19/26- Planejamento C.N.
17 a 19- Conselho de Classe
19- Aulas de Reclassificação Matemática/ Biologia
24- Cóloquio Educativo - Linguagens e Códigos
26- Avaliação de Reclassificação
31 a 02/06- Planejamento Coletivo/ Formação Continuada